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Erro crítico de Mestre: O descontador de xp

19 mar

Olá amigos do Roladores de dados,

Você já teve vontade de bater na pessoa que desempenha o papel de mestre ?
Calma, você não é um louco violento, isso é bem normal.

O mestre em um jogo de RPG é responsável por narrar uma aventura e arbitrá-la, para
certificar que nenhum jogador esteja roubando e dar certa dificuldade ao caminho que seus
personagem vão seguir. Porém, existem algumas práticas comuns que fazem com que o mestre se
torne, além de narrador, o vilão do jogo.

Alguns mestres usam artifícios pouco confortáveis para dar andamento a campanha,
outros se vangloriam de sua história bem construída e não deixam os jogadores fazerem seu
próprio caminho, há também aqueles que gostam do gosto do controle e acabam levando a
sério o título de mestre.

Nessa série de posts irei descrever algumas manias que dão pontos de experiência negativos a
mestres, começando pelo Descontador de XP

Atenção: esse post não tem o intuito de ofender ou afrontar mestres de mesa, mas
sim abordar algumas práticas das quais eles devem fugir.

O descontador de xp
Frase típica: “ Você não ganhou xp porque …”

O jogo chega ao fim e o mestre começa a distribuir xp, até que ele olha pra você e diz :
– Você não estava no espírito do jogo hoje, vou descontar xp de intepretação.”
Tudo bem, não é todo dia que você ganha todos os pontos de experiência possíveis, porém, isso acontece
seguidamente e você começa a perceber que alguns amigos e outros, que
passam a maior parte do tempo calados, ganham o xp destinado a interpretação.

Alguns mestres às vezes pegam no pé do jogador, seja por não gostar muito do jeito
que ele joga ou porque tem alguma birra com a pessoa, isso pode desmotivar o jogador
que vê pessoas que não interagem tanto ganhando mais xp. Umas das táticas para evitar isso
é questionar o mestre e provar pra ele que você merece o xp. A mesa deve ser um lugar
democrático e o mestre não pode impor sua vontade perante os jogadores (mesmo que a
defesa de vontade do jogador seja baixa kkkk), tente argumentar e perguntar a opinião dos outros
jogadores. Mas também de nada adianta reclamar quando, durante a campanha, você não encarna
o personagem, não segue sua natureza, comportamento, alinhamento ou outros fatores que
definem o modo com o que seu personagem deveria agir. Se você criou um personagem tímido que
vive dando em cima da taberneira, você certamente deve rever sua ficha.

Dica para Mestres: /

Evite problemas na hora do xp. Você não é obrigado a dar xp total, mas deve explicar o motivo disso.
Uma boa maneira é pegar o xp ganho por interpretação e dividi-lo em categorias, assim fica claro pra o jogador no que ele pecou para receber menos xp.

Exemplo: 5 de xp pra interpretação

Desenvolvimento do personagem: 2 xp
Reações do personagem: 1xp
Decisões do personagem: 1xp
Interação com demais players: 1xp

Então pessoal, o que vocês acharam ? Dou continuidade a série de posts ? COMENTEM!!
Abraços a todos os players e narradores, rolem dados.

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3 Comentários

Publicado por em março 19, 2012 em Dicas de Mestre, Geral

 

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3 Respostas para “Erro crítico de Mestre: O descontador de xp

  1. H14

    agosto 1, 2013 at 2:59 am

    hahahahahaha, como mestre eu sempre tentava democratizar a distribuição de XPs. xP

     
  2. Bryan Ōkami

    outubro 30, 2013 at 1:33 pm

    hauhsah muito bom!!! Por mim vc pode continuar!! xD

     
    • Rodrigo Flores

      outubro 30, 2013 at 1:45 pm

      Obrigado Bryan.

      Pretendo voltar a postar, valeu pelo feedback!

       

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